por Sofia Ariela Ferraz Faria
CREFITO 246405-F

Fisioterapeuta graduada pelo UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé) 2015. Formação completa no Método Pilates, além de extensão universitária de aprimoramento profissional em Quiropraxia, curso de Ventosaterapia Chinesa e Barras de Access. Atualmente atua nas áreas de ortopedia, neurologia e Pilates no Clube Guaxupé.

Porque Praticar Pilates com Fisioterapeuta?

A maioria das pessoas associam a Fisioterapia somente àqueles exercícios necessários após lesões musculares, cirurgias ou recomendados para pessoas idosas. Porém o Fisioterapeuta atua tanto na reabilitação como na prevenção de distúrbios, doenças e lesões da biomecânica e funcionalidade do organismo humano. Dentre as técnicas utilizadas pelo profissional está o método Pilates, que de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é um recurso composto de exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde física e funcional.

O método Pilates foi criado no início do século XX, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, que no final da Iª Guerra Mundial aplicou seus conhecimentos para ajudar na reabilitação de soldados feridos e mutilados pela guerra. Começou então a experimentar exercícios utilizando molas de camas e acessórios improvisados, e descobriu que eles possibilitavam o condicionamento de pessoas debilitadas que permaneciam muito tempo deitadas e sem se movimentar.

Podemos observar que desde o inicio, o Pilates é utilizado na reabilitação e prevenção de distúrbios musculoesqueléticos, trazendo inúmeros benefícios para os seus praticantes, desde que seja realizado com profissionais qualificados e bem preparados respeitando à qualidade, execução dos movimentos e limitação de cada um.
O Pilates é um serviço ao seu dispor no Clube Guaxupé, em sessões individualizadas, sempre com acompanhamento de uma Fisioterapeuta especializada. Entre em contato para mais informações.