Carregando...

Artigos

por Luciene Almeida de Souza
Cref: 029935-G/MG

Formação: Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Avaliação Física, importante ou não?

A avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do profissional de educação física. Através dela é possível reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para prescrição de exercícios físicos.

Ao entrar em uma academia pela primeira vez, o primeiro passo a se tomar é: fazer uma avaliação física. Isso, para identificar quais as condições em que seu corpo se encontra, ou seja, suas possíveis limitações para assim elaborar um programa de treinamento adequado com “X” objetivo. Mais do que identificar a presença de limitações físicas, essa etapa garante uma personalização dos exercícios de acordo com perfil e tipo de objetivo (seja perder gordura corporal, ganhar massa muscular, aumentar a força etc). Ainda, aqueles que já praticam a musculação ou outra modalidade também devem realizar avaliação física periodicamente, pois é uma forma de monitorar a evolução.

É uma vantagem, pois, além de estabelecer metas alcançáveis, também proporciona uma mensuração correta dos resultados, permitindo uma mudança de planos caso algo não esteja indo tão bem e garantindo que a evolução seja constante.

No Clube Guaxupé, a avaliação física é realizada através de um aparelho de bioimpedância, além de uma completa anamnesia com objetivo de classificar riscos e verificação dos principais sintomas ou sinais sugestivos de doenças cardiovasculares.
 
Recomendações para avaliação física:
2 horas de jejum;
Não ter feito exercícios físicos no mínimo de 12 horas;
Roupas adequadas.
 
Referência bibliográfica:
www.confeg.org.br/revistaeducacaofisica